A Vida no Paraíso: Pudim de ovos à antiga da Filipa Gomes

12 de junho de 2018

Pudim de ovos à antiga da Filipa Gomes

Como já referi diversas vezes não sou fã de pudins mas ao longo dos anos, e por influência do meu marido que A-D-O-R-A, lá me tenho rendido aos encantos deste doce.
Esta receita é da Filipa Gomes, e é daquelas receitas à moda antiga em que as medidas são todas feitas com uma chávena, sem usar a balança. Gosto muito das receitas e da maneira de cozinhar da Filipa Gomes, comecei a ver os programas dela desde o início, vi-a episódios seguidos uns atrás dos outros, quando estive em casa de licença de maternidade quando nasceu a minha filha mais velha.
Este pudim foi feito para o almoço de Páscoa deste ano, aqui fica a receita:

ingredientes {1 chávena de açúcar, ½ chávena de água, 2 chávenas de açúcar branco fino, 2 chávenas de leite gordo, 2 chávenas de ovos (saõ cerca de 8 ovos), 1 limão grande, 1 colher de chá de essência de baunilha.}

Em primeiro lugar faz-se o caramelo, num tachinho junta-se a chávena de água com a ½ chávena de açúcar, e deixa-se ferver em lume médio até atingir o ponto de caramelo.
Ligue o forno a 180 graus e entretanto junte o açúcar fino com a raspa do limão grande; com as pontas dos dedos vá esfarelando as raspas com o açúcar para soltar os aromas. Junte os ovos inteiros e peneirados e envolva sem bater demasiado.
Por fim junte o leite e mexa bem até não sentir os cristais do açúcar, adicione o extrato de baunilha e reserve.
Unte uma forma de pudim com o caramelo já feito e coloque a mistura do pudim dentro.
tape a forma e leve ao forno pré-aquecido dentro de um tabuleiro com água por cerca de 1h a 1h30.
Quando retirar do forno deixe arrefecer completamente e depois coloque no frigorifico, desenformando apenas no momento de servir.



1 comentário:

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!