A Vida no Paraíso: artisan bread in 5 minutes a day

9 de março de 2009

artisan bread in 5 minutes a day


Depois de ter visto aqui a receita e o vídeo explicativo deste pão e da maneira revolucionária que é feito quis logo experimentar, depois de algumas preciosas dicas da Manuela (tal como o fermento a utilizar) lancei-me nesta aventura! A receita é do mais básico que pode existir, é só misturar tudo num recipiente e depois é esperar! A espera é um pouco longa... a massa fica a levedar 2 horas e depois vai ao frigorífico onde pode estar até 15 dias!

Juntei todos os ingredientes num recipiente plástico e deixei no balcão da cozinha a levedar, a massa cresceu imenso!! Quando fui espreitar já se espalhava e crescia alegremente pelo balcão da cozinha!!Ehehe.. Passei para um recipiente maior e coloquei a massa no frigorífico de um dia para o outro. No dia seguinte fiz estes 2 pães grandinhos, ficaram muito estaladiços por fora (tipo baguete) e por dentro muito fofinhos, género pão-de-água! Aqui em casa A-DO-RA-RAM!!! Estes pãezinhos "voaram", literalmente!!

No dia seguinte, com a restante massa fiz uma pequena bôla com recheio de bacalhau, estiquei a massa com um rolo da massa e recheei com bacalhau refogado em azeite e cebola, ficou 5 estrelas! A massa é muito fofinha e mesmo esticada conservou essa propriedade! Recomendo!! ;)

7 comentários:

  1. Têm excelente aspecto...também estou para experimentar...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!!! Parece que tomei gosto, já fiz 2ª dose de massa, está no frigorifico pronta a utilizar!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Lembra-se que temperatura usou para esses 2 pães da foto? E de quanto tempo precisou? Pergunto isto porque a Manuela tem um forno antigo e não sabe especificar a que temperatura corresponde a posição máxima do dela.
    Tenho medo que o pão toste demais por fora e fique encruado por dentro devido ao tempo versus temperatura.
    Muito obrigada!
    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia!
      Obrigado pela visita!!
      Sinto muito não poder ajudá-la mas sinceramente já não me lembro, estes pães ainda foram feitos no forno dos meus pais (ainda não morava no Paraíso) e acho que no meu forno nunca fiz, pois quando casei ofereceram-me uma máquina de fazer pão!!
      Mas este pão ficava uma delícia e nem dá assim tanto trabalho, se eu entretanto fizer coloco aqui a temperatura e o tempo!
      Beijinhos do Paraíso ^.^

      Eliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!