A Vida no Paraíso: Julie and Julia

12 de fevereiro de 2010

Julie and Julia


Esta semana finalmente vimos o filme Julie & Julia.
O filme é inspirado em 2 histórias verídicas, em duas Júlias! A primeira, Julia Child, foi autora de vários livros de culinária e teve o seu próprio programa de televisão nos anos 60 chamado "The Freench Chef" onde se tornou uma estrela da tv e da cozinha admirada por todas as donas de casa americanas. Todas tinham na sua cozinha um exemplar do livro "Mastering the Art of French Cooking", todas cozinhavam o "Boeuf Bourguignon" da Julia Child, e todas as americanas acreditavam que conheciam a Julia, que aliás tratavam pelo seu nome próprio.
A segunda Júlia do filme é Julie Powell, uma jovem dona de casa americana que em 2002 decidiu criar o Julie/Julia Project, um blogue que se propunha cozinhar todas as 524 receitas do livro de Julia Child em apenas 365 dias. O blogue alcançou imenso sucesso, tanto que do blogue passou a livro, e do livro para filme.


A interpretação da Meryl Streep é brilhante, adorei o toque pessoal dela na personagem!
O grande ensinamento e contributo da Julia Child, e que Meryl Streep nos transmite magistralmente é que cozinhar pode ser divertido. Que nos pode tornar felizes, a nós e áqueles para quem cozinhamos.
O filme e principalmente o livro
"Mastering the Art of French Cooking" fez-me lembrar também um livro que conheço desde a infância, um livro comprado pelo meu pai (grande cozinheiro de quem herdei este gosto pela cozinha), e esse livro é tão completo, desde a escolha dos legumes, das carnes, do peixe e como devidamente prepara-los, que sempre fui apaixonada por esse livro. Apesar de não ter grandes receitas ensina o essencial que um cozinheiro deve saber tal como desossar um pato por exemplo!

Eu que adoro cozinhar, quando o filme acabou apetecia-me comer e.... cozinhar!! Fiquei com vontade de me aventurar a desossar um pato! :)
Vejam o filme, vão adorar!!! Bonn Apétit!!!:)

4 comentários:

  1. não resisti ao título do post! o filme é mesmo bom!... o meu recém-nascido blog culinário estreou-se com um belo boeuf bourguignon, que foi o prato principal do nosso Dia de Natal.
    Foi a 1ª visita ao blog. Gostei muito, vou voltar...
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Eu já tinha lido o livro da Julia "My Life in France", sou super fã dela e da Meryl Streep. Ou seja adorei o filme.
    E no Natal recebi o livro do qual já tirei deliciosos petiscos. :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Babette, obrigado pela visita!! Já fui espreitar a tua receita de Boeuf Bourguignon que irei sem dúvida experimentar!! :)

    Gasparzinha, pelo que li és verdadeira fã desta Senhora! O livro deve ser fabuloso, fiquei com imensa curiosidade em lê-lo!! Tens de partilhar no blog aquela receita do pato, fiquei com uma vontade de fazer aquela delícia!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Estou a ler o livro e pelo que vejo o filme agradou! Quando acabar a leitura vou ver se o filme lha faz justiça.
    Bjs

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!