A Vida no Paraíso: Os primeiros dias

27 de janeiro de 2013

Os primeiros dias

Os primeiros dias são um misto de emoções, por um lado muito cansaço físico, a adaptação às novas rotinas e horários, mas também são dias de felicidade imensa e aquela vontade de não tirar os olhos da nossa princesa, nem para dormir!! Mas o descanso é necessário e fundamental para a mãe se recompor e estar bem física e emocionalmente é muito importante, se a mãe está bem, o bebé também está bem.
No 5.º dia de vida fomos com ao centro de saúde para fazer o diagnóstico precoce. Portou-se muito bem, só chorou no final do exame quando lhe picaram o pé para fazer o teste do pezinho, e claro tinha que fazer das suas traquinices, tal como fazia nas ecografias, mas desta vez ao vivo e a cores!! Eu é que ia tendo um ataque do coração, estava ela muito bem a ser examinada toda despida só com a fralda, entretanto tive que lhe tirar também a fralda para a pesarem e ela achou que faltava "despir" mais qualquer coisa, e com a mão agarrou no coto umbilical e arrancou-o perante o meu olhar de pânico total!! O coto umbilical é suposto cair por ele próprio e pode demorar até 10/15 dias, não é suposto ser arrancado com apenas 5 dias! Mas nada de mal aconteceu pois já estava bastante seco, ela nem sequer chorou, estava na boa! A médica logo me tranquilizou "Calma Mamã! Nós somos testemunhas que foi ela própria que arrancou!" e ainda bem que ela fez esta traquinice ali e não em casa senão dava-me uma coisa.
Ficamos muito contentes com todo o exame estava tudo perfeito, e principalmente com o aumento de peso, ela nasceu com 2,940 kg e 48,5 cm, quando saímos da maternidade ao 3.º dia tinha 2,700 kg (é normal os bebés perderam até 10% do peso que nascem até 15 dias após o nascimento e só depois começam a ganhar peso) ela ao 5.º dia já pesava 2,820 kg, em dois dias recuperou 120 gramas.
Gosta muito de mamar no dedo, tal como fazia na barriga da Mamã! Tirando as traquinices, a nossa princesa felizmente é um doce desde o primeiro dia, come muito bem (e o leitinho da mãe é muito bom!) e dorme as três horas seguidas, às vezes até tenho que acordá-la para comer, e depois volta a dormir, um anjo! Nos primeiros dias passava quase uma hora a mamar, entre 40 a 50 minutos! Agora já fica satisfeita em 20 minutos, mas sobre a amamentação tenho outro post completo para publicar. Tem os seus momentos de chorinho e birra mas é perfeitamente normal, com colo e muito mimo dos papás sossega em poucos minutos.

11 comentários:

  1. Parabéns a tua princesa é linda, aproveita esses momentos pois passam tão rápido.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá boa tarde,
    É uma mãe abençoada, parabéns! Ela é mesmo linda e as fotos estão excelentes. As maiores felicidades para ambas são meus votos sinceros.
    Bjs e bom semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Kikas pelas palavras e pelo carinho!
      Beijinhos do Paraíso *.*

      Eliminar
  3. Que linda princesa, com tanto cabelinho!! Uma delicia!!!
    Parabens para a princesa e para a mamã.
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar
  4. tão bom :)
    é assim mesmo, tempo ao tempo e muito descanso para a mamã!
    aproveita ao máximo este tempo, olha o meu daqui a pouco faz 1 ano, dá para acreditar?
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já passou um ano?!
      Como o tempo passa rápido... bem, a nossa princesa já vai fazer 1 mês para a semana!! O tempo voou!
      Beijinhos e obrigado pela visita!

      Eliminar
  5. Aproveitem bem estes dias únicos e irrepetíveis.
    Beijinhos
    Babette

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!