10 de outubro de 2013

O meu {arroz de tamboril e camarão}

Um dos meus pratos preferidos! Adoro em qualquer altura do ano mas é um prato que sempre me faz lembrar o verão e os jantares longos e tardios à beira mar, na Figueira da Foz onde já comi várias vezes e é sempre uma delícia.
Aqui fica registada a minha versão, este já é um daqueles pratos que faço "a olho" sem seguir nenhuma receita, algo que me irritava quando queria saber alguma receita da minha mãe ou das minhas tias que faziam sempre tudo "a olho" e nunca sabiam quantidades, não vos acontecia o mesmo?
Como eu as compreendo agora, por muito que tente nunca consigo fazer arroz "malandro" com medidas, é sempre a olho!
Mas a pensar na minha filha, e também nas minhas afilhadas (a mais velha pelo menos sei que já lê o blogue da madrinha e sempre que quer umas deliciosas panquecas vem aqui buscar a minha receita! Adoro!) por tudo isto quero ainda mais deixar registadas as minhas receitas de eleição, passar esta cultura, saber e sabores a quem mais amo.

{Arroz de tamboril e camarão}
1 kg de tamboril já arranjado partido aos cubos
12 camarões médios
arroz (faço sempre a olho porque gosto com muito molho, mas a regra diz para ficar "malandro" colocar 1 medida de arroz para 3 a 4 de água).
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates médios bem maduros ou 3 pequenos
1 pimento
meio copo de vinho branco
um ramo de coentros frescos
azeite qb
1 folha de louro
1 malagueta ou piri-piri qb
sal qb

Num tacho refoga-se a cebola e alho em azeite com a folha de louro durante uns minutos. No refogado costumo juntar alguns talos dos coentros picados pois dá imenso sabor. Junta-se o tomate sem pele, cortado bem picadinho e deixa-se refogar. Refresca-se com o vinho branco e refoga mais um pouco.
Junta-se o pimento cortado em tiras e os temperos (sal, piri-piri ou malagueta), se necessário acrescentar agora alguma água. Quando ferver adiciona-se o tamboril e o camarão, que coze muito rapidamente, 5 minutos ao lume e retiram-se, reserva-se à parte.
Acrescenta-se a água e deixa-se levantar fervura por uns minutos.
Coloca-se o arroz na água e deixa-se cozer, por fim adiciona-se o tamboril e o camarão, retira-se do lume e cobre-se com muitos coentros bem picados.

6 comentários:

  1. Ficou um arroz delicioso,bem ao meu gosto
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São pela visita!
      Haverá coisa melhor que um arroz bem malandrinho?
      Beijinhos do Paraíso *-*

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Muito obrigado Luísa Alexandra e obrigado pela visita!
      Beijinhos do Paraíso *-*

      Eliminar
  3. Gosto tanto de arroz de tamboril!!! K óptimo aspecto :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!