A Vida no Paraíso: Depois do natal é que é bom {Bolo de Inverno}

14 de janeiro de 2014

Depois do natal é que é bom {Bolo de Inverno}

Assim que vi a imagem deste bolo na capa da revista Lusitana pensei: "mas que boa ideia para gastar todas as sobras de frutos secos do natal! Tenho que fazer!", meu dito, meu feito.
E ainda bem que o fiz pois este bolo é muito muito bom, adoramos!! Soube-me melhor agora este bolo, do que o bolo rei que comi no Natal, é simplesmente uma delícia!
Estava reticente em colocar figos no miolo, tive receio que a massa ficasse muito pesada mas adorei ficam óptimos, e apesar de na receita dizer para colocar apenas noz e amêndoa na massa aproveitei para pôr também avelãs e pinhões e ficou excelente.
Não se assustem com a quantidade de ingredientes e com a receita, o que demora mais tempo é a pesar tudo antes de começar a fazer o bolo, depois é rápido e muito fácil, e realmente fantástico para gastar os frutos secos que sobram do natal.
Aqui fica a receita:
para a massa {200 g de margarina, 300 g açúcar amarelo, 5 ovos, 1 gema de ovo, 2 colheres de sopa de vinho do Porto, 300 g de farinha Branca de Neve Super-Fina, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 colher de café de canela em pó, 100 g de sultanas, 200 g de figos secos (cortar em pedaços pequenos), 150 g de miolo de noz, 100 g de miolo de amêndoa}

para a cobertura {Geleia de marmelo para pincelar, 150 g de metades de miolo de noz, 150 g de amêndoa de miolo pelado (só coloquei nozes pois não tinha amêndoa pelada)}

para o caramelo {70 g de manteiga, 100 g de açúcar, 1 colher de sopa de topping de caramelo (usei caramelo simples) 1 dl de natas}

Pré-aquecer o forno a 190 graus.
Para a massa, bata a margarina com o açúcar, até deixar de sentir o granulado. Adicione os ovos, um a um, batendo entre cada adição, e, depois, a gema de ovo e o vinho do Porto. Junte a farinha peneirada com a canela, e envolva com uma vara de arames. Por fim, acrescente as sultanas e os restantes frutos secos em pedaços pequenos. Unte e polvilhe com farinha um tabuleiro refractário com 25 por 20 centímetros. Verta a massa e leve ao forno a 190 graus durante cerca de 35 minutos. Retire depois de cozida, deixe arrefecer e desenforme. Apare as extremidades em volta, com uma faca de serrilha (não o fiz, acho um desperdício e fica bonito na mesma). Pincele a superfície com geleia de marmelo e cubra, de forma harmoniosa, com filas de miolo de noz e de amêndoa (apenas coloquei noz), pincele novamente com a geleia.
Para o caramelo, leve ao lume a manteiga com o açúcar e o topping de caramelo, e deixe ferver, até obter um preparado uniforme. Incorpore as natas, mexendo sempre, até espessarem um pouco. Retire do calor e verta sobre os frutos secos; deixe secar e sirva.

4 comentários:

  1. O teu bolo tem um aspecto mesmo guloso, adoro frutos secos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito guloso, aquela cobertura é qualquer coisa!!
      Se gostas de frutos secos vais adorar esta delícia!
      Beijinhos do Paraíso "-"

      Eliminar
  2. Shi que aspecto de babar... Adorei mesmo :) Eu adoro estes bolinhos com frutos secos, tenho de cravar o maridão pra fazer pra mim.. lol :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Xana! Feito pelo maridão ainda vai saber melhor! ;)
      Beijinhos do Paraíso

      Eliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!