A Vida no Paraíso: Salada quente de beterraba

4 de setembro de 2014

Salada quente de beterraba

Beterraba vinda do Douro, trazida pelo meu pai, ficou assim reluzente, com uma cor vibrante e um sabor muito rico. Fáceis de preparar, belas e deliciosas são um excelente acompanhamento. Apesar de estarmos no verão esta salada quente soube muito bem!

ingredientes {4 a 5 beterrabas, 1 colher de sopa de azeite, 60 g de margarina ou manteiga, sal e pimenta moída, sumo de 1 limão}

Cozer as beterrabas inteiras (não se descascam e atenção não comprem beterrabas que não tenham rama, ou que tenham a rama seca ou velha) em água a ferver temperada com sal durante pelo menos 1 hora.
Tire a pele enquanto estão quentes, basta segurá-las enquanto estão quente para elas soltarem a pele.
Aqueça o forno a 190 graus.
No fundo de uma travessa que possa ir ao forno e à mesa coloque o azeite; corte a beterraba às rodelas e coloque na travessa, entre camadas coloque um pouco de margarina, sal e pimenta.
Por cima deite o sumo de limão e a restante margarina, leve ao forno durante 15 minutos.
Se necessário deite alguma água em que as cozeu sobre as beterrabas.
Sirva quente.

5 comentários:

  1. Uso muito me saladas.
    A tua tem mesmo uma cor linda
    bj

    ResponderEliminar
  2. Olá! A beterraba é "biológica", cultivada pelo seu pai? Se sim, que sorte, e estão com ótimo aspecto! Eu não gostava de beterraba, foi um "gosto aprendido", hoje gosto em sumos, na salada e em sopas frias. Hoje mesmo fiz para o meu jantar, eu não cozinho primeiro, mando-as direto para o forno - descasco, corto em quartos (compro as pequenas), rego com azeite e flor de sal e vão para o forno médio por cerca de 40, 45 minutos - também resultam muito bem! Fiz juntamente com batata doce, esse tubérculos adocicados ficam mesmo ótimos em saladas.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dani, sim esta beterraba é 100% biológica, veio do Douro da horta do meu tio! Gostei tanto que já pedi ao meu pai para semear aqui na horta dele também!
      Eu li num livro antigo que não se deve descascar a beterraba, que deve cozer com a casca e no mínimo 5 cm do caule para que mantenha a sua integridade e principalmente a cor! Por isso fiz desta maneira. Adoro o travo adocicado é delicioso. Como prepara os sumos?
      Beijinhos nossos ^-^

      Eliminar
  3. Olá :) Que maravilha! Sim, quando a preparo cozida (para receitas de bolo e brownies), também não tiro a casca, é só para o forno mesmo que descasco. Eu bato com água, pepinos e cenoura, ou com cenoura e sumo de laranja. No primeiro caso, o sumo fica a saber um pouco como melancia. Mas é mesmo para quem gosta de sumos assim e de beterraba, claro!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!