A Vida no Paraíso: Arroz doce

5 de fevereiro de 2016

Arroz doce

 Não é que seja um doce propriamente típico do Carnaval mas sabe sempre tão bem. Andava há muito tempo com vontade de fazer arroz doce mas não tinha nenhuma receita minha ou de família, e como quase ninguém gosta de arroz doce por cá ainda pior!! Toca a ir à internet onde muito rapidamente me encantei com este arroz doce da avó que não me desiludiu em nada (as receitas da avó nunca falham)! Ficou cremoso e muito bem cozido, adorei!!
Aqui fica a receita, convém usar sempre a mesma chávena como medida para a receita, no meu caso usei uma chávena mais pequena como era só para mim (e o arroz tem tendência a "crescer"), depois é só ajustar as quantidades da manteiga e das gemas à proporção:

ingredientes {1 chávena de arroz carolino, 2 chávenas de água quente, 1 pitada de sal, 2 chávenas e meia de leite morno, 3/4 de chávena de açúcar, 2 cascas finas de limão, 1 pau de canela, 1 colher de sopa de manteiga, 4 gemas à temperatura ambiente, canela para polvilhar}

Num tacho colocar a água e o sal e antes de ferver adicionar o arroz. Deixar cozer em lume brando mexendo ocasionalmente e se necessário juntar mais água para que fique bem cozido. Quando o arroz estiver cozido e não houver mais água juntar o leite, a casca de limão, o pau de canela, o açúcar e a manteiga. Mexer tudo muito suavemente, deixar o açúcar derreter e levantar fervura mexendo sempre. De seguida adicionar as gemas em fio muito lentamente mexendo sempre. Deixar 2 a 3 minutos ao lume e retirar. Fico ao gosto de cada um, eu como gosto do arroz doce mais cremoso retirei logo, se gostarem mais seco deixam mais tempo. Colocar de imediato em tacinhas e polvilhar com canela em pó. Bom fim de semana e bom Carnaval!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. E sabe tão bem nestes dias frios!!...
      Beijinhos do Paraíso ~.~

      Eliminar
  2. Gosto imenso de arroz doce quentinho, tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro, é tão bom!!
      Pena ser a única lá em casa a apreciar este doce!
      Beijinhos do Paraíso ~.~

      Eliminar
  3. Gosto muito de arroz doce e nos últimos tempos tem sido sobremesa recorrente por cá :)

    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!