A Vida no Paraíso: Tarte Merengada de Morango

6 de abril de 2016

Tarte Merengada de Morango

Experimentei fazer esta tarte após ter visto a receita na revista do Pingo Doce, pois tinha bastantes morangos e bastantes claras que sobraram da Páscoa, então digamos que foi um 2 em 1.
Alterei algumas coisas na receita, nomeadamente a base, optei por usar uma base de massa quebrada de compra para ser mais rápido e resultou bem.
Aqui fica a receita:

ingredientes para a base e para o creme de morangos {1 base redonda de massa quebrada, 4 ovos, 4 folhas de gelatina, 400 g de morangos limpos, 150 g de açúcar, 1 limão (raspa e sumo), 100 g manteiga sem sal.

ingredientes para o merengue {5 claras de ovo, 150 g de açúcar em pó, 1 colher de sobremesa de amido de milho}

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. Triture metade dos morangos com o açúcar, o sumo e a raspa do limão. Coloque este preparado numa taça, junte os ovos e bata com a vara de arames e aqueça em banho-maria cerca de 6 minutos, mexendo sempre. Retire do lume, junte a gelatina bem escorrida e a manteiga à temperatura ambiente e continue a bater até obter um creme uniforme. Adicione a outra metade dos morangos cortados em pedaços pequenos, mexa e transfira todo o creme para outro recipiente.
Tape com película aderente e deixe arrefecer. Entretanto pré-aqueça o forno a 170 graus. Quando o creme estiver frio deite na base da tarte e leve ao forno cerca de 20 minutos.
Entretanto bater as claras em castelo e, quando começarem a fazer espuma, adicione, aos poucos o açúcar em pó e o amido de milho, batendo sempre até obter um merengue espesso e brilhante.
Retire a tarte do forno e ligue-o na função grelhador. Cubra a tarte com o merengue e leve ao forno cerca de 5 minutos ou até estar ligeiramente dourada.

6 comentários:

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!