A Vida no Paraíso: Esparregado de espinafres com mozarella

6 de maio de 2016

Esparregado de espinafres com mozarella

Facto: Não há maneira de tornar uma fotografia de esparregado minimamente atraente! Ponto! Mas posso garantir que o sabor deste esparregado supera qualquer fotografia.
Quase todas as semanas trago um molho de espinafres do quintal do meu pai, fresquíssimos e deliciosos, esta semana para variar, fiz este esparregado com queijo mozarella, ficou muito bom.
Já agora, sabiam que os espinafres devem ser muito bem lavados, passados por água corrente várias vezes até sair toda a sujidade e depois deixar submersos em água fria durante alguns minutos? Tudo isto devido aos oxalatos (ácido oxálico) presentes nos espinafres que impedem a absorção dos minerais como ferro, zinco, cálcio e fósforo. Ou seja, se os oxalatos não forem eliminados neste processo todas as vitaminas contidas nos espinafres não serão absorvidas pelo nosso organismo, e é o mesmo que não comer nada! Pormenores que fazem toda a diferença!!
Passemos então à receita:

ingredientes {1 molho de espinafres, 1 colher de sopa de margarina bem cheia (usei vaqueiro líquida), 2 dentes de alho picados, 1 colher de sopa de farinha bem cheia, 100 ml de leite, 2 colheres de sopa de queijo mozarella ralado, umas gotas de sumo de limão ou vinagre, sal e pimenta qb.}

Arranjar os espinafres e lavá-los muito bem, passando por água corrente várias vezes até sair toda a sujidade e depois deixar submersos em água fria durante alguns minutos. Cozer os espinafres por breves minutos (só uma fervura) em água com sal e depois escorrer muito bem a água. Espremer e colocar sobre papel absorvente para retirar toda a água.
Numa frigideira derreter a margarina com o alho picado sem deixar queimar, juntar os espinafres e saltear mexendo bem. Juntar a farinha e amassar com a colher de modo a ficarem desfeitos. Juntar aos poucos o leite mexendo sempre até engrossar. Temperar com sal e pimenta, juntar as gotas de limão (ou vinagre), retirar do lume e polvilhar com o queijo ralado.

3 comentários:

  1. Um acompanhamento cheio de cor e sabor! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá...mulher abençoada...

    Passei para uma visitinha rapidinha, mas fui ficando,ficando
    FOFA!! ADOREI SABER MAIS SOBRE VOCÊ, SEU BLOG ESTÁ LINDO!!
    BEIJÃO

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!