A Vida no Paraíso: Vacina HPV - Mulheres até aos 45 anos devem vacinar-se

27 de abril de 2010

Vacina HPV - Mulheres até aos 45 anos devem vacinar-se


Fui hoje tomar a 1.ª dose desta vacina, e recomendo a todas as mulheres que possam para o fazer.
Existe muito pouca informação (como sempre no nosso País pequenino) pois a maior parte das mulheres tem a ideia errada de que esta vacina é destinada apenas a adolescentes até aos 16 anos. Informem-se com vosso médico de família e ginecologista, e talvez possam evitar uma doença séria que afecta milhares de mulheres todos os anos.

Uma em cada cinco mulheres dos 18 aos 64 anos em Portugal tem infecção por papilomavírus humano (HPV), responsável pelo cancro do colo do útero, revela o primeiro estudo nacional epidemiológico sobre a prevalência da infecção no País.

Embora seja mais comum na faixa etária dos 20 aos 25 anos, os especialistas advertem que também ocorre nos grupos etários mais elevados. Com base nos resultados do primeiro estudo nacional epidemiológico sobre a prevalência da infecção por HPV, os médicos aconselham a vacinação das mulheres até aos 45 anos de idade.
A prevalência global da infecção foi de 19,4%, sendo que 14,8% das mulheres apresentou infecções por HPV de alto risco, adianta a investigação do Grupo de Estudo Cleopatre, que desenvolveu o trabalho em parceria com o Instituto Nacional de Saúde (INSA).

O estudo observou que as mulheres entre os 20 e os 24 anos são as mais afectadas pelas infecções por HPV, sendo que a prevalência da infecção nesta faixa etária é de 28,8%. No entanto, o vírus mostrou infectar mulheres de todas as idades, mesmo as de grupos etários mais elevados, nomeadamente entre os 40 e os 49 anos, com uma prevalência de cerca de 10%.

Perante estes dados, é preciso transmitir a mensagem de que, além das jovens, também as mulheres até aos 45 anos devem ser vacinadas.

6 comentários:

  1. Eu tomei à 2 anos atrás. Mal saiu a vacina eu tomei, mal não fazia, bem podia ou não fazer, para não correr o risco de me arrepender tomei logo!
    Não me importei com o limite de idade. já tinha 29!

    É verdade sabes que a Mafalda Pinto Leite tem blog!
    Se quiseres está na minha lista de blogs! Vai lá cuscar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Té!
    E fizeste tu muito bem! Mais vale prevenir..
    O blog da Mafalda já está aqui na minha barra de favoritos há bastante tempo, sou fã desde que publicou o seu 1.º livro! Estive com ela no Porto é uma simpatia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Realmente há muito pouca informação, eu sou daquelas que achava que só as mais novinhas podiam tomar a vacina!!

    Obrigada pela informação,

    Bjinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Sónia! Por ter constatado esta falta de informação generalizada resolvi passar a palavra através do blog. Passa também a todas as mulheres que conheces.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela partilha... a mim quem me informou que eu não deveria tomar esta vacina (supostamente porque já tinha iniciado a minha actividade sexual) foi mesmo a minha médica de família (nem comento!) mas assim já fico mais segura para insisitir mais com ela! Obrigada =)

    Beijinhos, Tatiana

    ResponderEliminar
  6. Olá Tatiana,
    é incrível a falta de informação entre os próprios médicos, ainda por cima os médicos de família têm a mania que são tudo ginecologistas, obstetras..etc.. nada como ir a um especialista nestas coisas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!