19 de agosto de 2010

Crepes salgados

No Verão costumo ter sempre no frigorífico um copo com massa de crepes pronta a fazer! É só passar na frigideira e adicionar doce, ou uma bola de gelado, as combinações são muitas e no Verão sabe muito bem!! E este ano encontrei a receita ideal, da Mafalda P. Leite, é muito boa e não leva manteiga o que a torna ainda mais saudável.
Como esta massa rende bastante e havia sobremesa já feita lembrei-me de experimentar fazer crepes salgados, totalmente improvisados com o que tinha no frigorífico na altura. Aqui fica a receita.

receita para 20 crepes:
2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de sopa de açúcar
3 chávenas de leite
5 ovos batidos

Coloque a farinha e o açúcar numa tigela. Noutra tigela, misture o leite e os ovos. Deite por cima da farinha e mexa com uma batedeira de varas até obter uma massa cremosa. Tape e deixe descansar por 20 minutos,

Aqueça uma frigideira média em lume médio. Deite um terço da massa na frigideira e espalhe bem rodando a frigideira. Cozinhe por 2 minutos e vire o crepe, adicione o recheio que desejar  (no meu caso foi cogumelos, queijo, tomate e salsicha) deixe cozinhar alguns minutos e enrole. o crepe. Repita o processo as vezes que desejar. Bom apetite!

Receita da massa dos crepes retirada do livro "Cozinha para quem não tem tempo" de Mafalda Pinto Leite.

6 comentários:

  1. Hummmm!....
    Adoro crepes, tanto os doces como os salgados!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma boa receita, muito versátil. Tenciono experimentar com recheio de cogumelos salteados. Depois dir-lhe-ei o resultado...

    ResponderEliminar
  3. Babette, eu também fiquei rendida aos crepes salgados! Ficam muito bons!

    Lusitana, fico a aguardar a experiência com os cogumelos salteados!! Parece-me muito bem!

    ResponderEliminar
  4. crepes salgados nunca fiz mas gostei da sugestão bj

    ResponderEliminar
  5. Pois posso dizer-lhe que os crepes( só não usei açucar), ficaram uma delícia. Salteei os cogumelos de Paris( biológicos) em fio de azeite com cebolinho, alho e um golpe de vinho. Depois de recheados escolhi molho de tomate (tomatada à portuguesa triturada) e foram ao forno a aquecerem.
    Quando os recheei acrescentei uma raspinha de queijo dos Açores. Todos gostaram!Bj

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!