A Vida no Paraíso: Um clássico: Francesinha

24 de janeiro de 2012

Um clássico: Francesinha

É um clássico que adoramos, e que cada vez mais gostamos de fazer em casa. Os segredos que toda a gente fala são os mesmos segredos e truques que devemos usar para todos os pratos, acima de tudo usar produtos o mais frescos possível. Como por exemplo, usar um pão de forma a sério (não usar panrico), comprado numa boa padaria. Os restantes ingredientes convém ser o mais frescos possível, de preferência comprar no próprio dia, apesar de serem carnes frias o sabor é sempre melhor quando fresco. E por fim, o muito falado molho de francesinha. É muito simples, esta receita tirei daqui do blogue da Gasparzinha e desde que experimentei não quero outro, fica sempre bem. Para quem gosta do molho apurado e picante deve fazer de véspera pois no dia seguinte ao aquecer fica ainda mais apurado.

Ingredientes para as francesinhas: pão de forma, bife para francesinha (pequeno e fino), queijo fatiado, fiambre, chourição fatiado, linguiça.

Preparação: Para cada francesinha cortar duas fatias de pão de forma (não cortar muito finas senão desfaz-se) e levar as duas fatias ao forno ligeiramente barradas com manteiga de 1 lado, e deixar tostar ligeiramente. Retirar do forno e montar a francesinha: 1 fatia de pão de forma + 1 fatia de queijo + 1 fatia chourição + 1 bife previamente grelhado + 1 fatia de fiambre + linguiça previamente grelhada + 1 fatia de queijo + 1 fatia de pão de forma. Cobre-se bem com queijo fatiado de modo a cobrir a parte de cima e as laterais, e vai ao forno a tostar até o queijo derreter.
Rega-se com o molho bem quente e por cima podem servir com ovo estrelado (o preferido do meu marido) ou com tiras de linguiça, e a acompanhar umas batatas fritas.

Para o molho (4 francesinhas bem regadas):
cebola, alho, azeite, louro, meia linguiça, 150 g vinho branco, 1 lata de cerveja, 2 malaguetas, ½ pacote de sopa de rabo de boi, 250 g polpa de tomate, 1 colher de sopa de molho inglês, 50 g de whisky, 30 g maizena, 100 g água morna.

Preparação do molho:
Fazer um refogado com a cebola, alho, louro, azeite e a meia linguiça cortada aos bocadinhos. Deixar a cebola ganhar cor e adicionar todos os outros ingredientes (à excepção da maizena e da água) e deixar levantar fervura. Deixar ferver uns minutos e adicionar a maizena previamente dissolvida na água morna, mexendo sempre até que engrosse.
Retirar a folha de louro e passar tudo com a varinha mágica.

7 comentários:

  1. Feito em casa, deve ser muito bom.Tenho de experimentar, bjs:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta e não te vais arrepender, ficam excelentes!!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá! Adorei o paraíso... Amo o norte de Portugal! Estou a segui-la, quer seguir de volta? Beijinho LR

    ResponderEliminar
  3. Pronto tá decidido, o próximo jantar é francesinha em vossa casa ;) nós levamos a sobremesa!!!
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa ideia, está combinado para um próximo jantar Francesinha!! A Inês vai adorar!!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Não me vou esquecer, garanto!!!
      Beijos grandes *_*

      Eliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!