A Vida no Paraíso: Carapaus enrolados em bacon

15 de março de 2012

Carapaus enrolados em bacon

A ideia desta receita surgiu depois de ter visto numa revista uma receita de trutas enroladas em presunto, resolvi experimentar uma pequena adaptação ao que tinha disponível para o jantar: carapaus! Estava com um pouco de receio mas ficaram muito bons.
Aqui fica a receita:
Em primeiro lugar arranja-se o peixe, (eu optei por cortar as cabeças só para ter mais espaço na travessa, mas até que ficou mais bonito também), depois de limpos temperam-se os carapaus com sal e pimenta; fazem-se uns golpes laterais no peixe onde se coloca um punhado de salsa, bem como no interior do peixe também. Reserva-se.
Numa travessa própria para ir ao forno cobre-se o fundo com alho francês e cebola previamente refogados em azeite, até ficarem moles. Enquanto o alho francês e a cebola refogam põe-se as batatas a cozer só por 10 minutos, depois irão ao forno para alourar junto com o peixe.
Envolver os carapaus com as fatias de bacon, de maneira a cobrir toda a superfície, e colocar por cima da cama de alho francês e cebola. À volta do peixe colocam-se as batatas pré-cozidas, cobre-se tudo com salsa, um fio de azeite e uns pingos de polpa de tomate, e vai ao forno durante cerca de 30 minutos.
Adoramos a combinação, resulta muito bem! A repetir aqui na cozinha do Paraíso! ;)

10 comentários:

  1. Ficou uma refeição bastante requintada!
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  2. Uma refeição com um aspecto mesmo bom para o dia de hoje! Gosto imenso de refeições de forno, são sempre bem aconchegantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa! Estes carapaus foram feitos na sexta-feira passada, hoje sairão uns belos robalos também no forno! ;)
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  3. Com uma apresentação de se lhe tirar o chapéu, adorei, bjs.

    ResponderEliminar
  4. Lindos, muito convidativos, mas nem assim o carapau me convence... lamento mas este deve ser dos poucos pratos que não vou pedir para o cardápio da próxima visita!!! Não gosto de carapau...lamento
    Beijos grandes e saudades

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!