A Vida no Paraíso: Lombo de novilho assado envolto em massa folhada

18 de setembro de 2012

Lombo de novilho assado envolto em massa folhada

Uma receita requintada, para um jantar especial, o jantar de aniversário do papá! Tinha lombo de novilho (vindo especialmente de trás-os-montes) para o jantar e queria fazer algo diferente para o meu querido marido... já há muito tempo que queria experimentar usar massa folhada com carne assada, mas ainda não tinha encontrado "aquela" receita ideal. Numa pesquisa entre os meus blogues de eleição facilmente encontrei a "tal" e sem hesitar um segundo segui esta receita que só podia ficar excelente, e só podia ser da Babette. :)
Aqui fica a receita, a única alteração que fiz foi cortar o lombo de vitela em nacos depois de assado e envolver em massa folhada separadamente.

ingredientes {1 kg de lombo de novilho, 1 dl de vinho branco, 1 dl azeite, 1 colher de sobremesa de molho inglês, 1 colher de chá de ervas de Provence, 2 dentes de alho, massa folhada fresca, gema batida para pincelar, sal e pimenta qb.}

Principiei por temperar a carne com algumas horas de antecedência (temperei a carne de manhã para confeccionar depois ao jantar). Numa taça mistura-se os ingredientes da marinada: azeite, vinho branco, molho inglês, alho, ervas de provence, sal e pimenta. Envolver a carne com a marinada e deixar em repouso.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC a carne e a marinada durante 20 a 25 minutos. Tirar para um prato deixando arrefecer totalmente a carne e secá-la usando papel absorvente. Reservar o molho de assar a carne num tacho para depois aquecer.
Quando a carne estiver totalmente fria e tiver libertado todos os sucos envolver na massa folhada tendo o cuidado para que a união da massa fique para baixo. Eu optei por cortar o lombo em nacos mais pequenos e envolvê-los separadamente (conforme foto). Pincelar com a gema de ovo batida e levar novamente ao forno a 180º C por cerca de 30 minutos.
Entretanto levar o molho de assar a carne que reservamos ao lume até que reduza um pouco.
Servir a carne fatiada fina (caso façam o lombo inteiro), ou servir em nacos acompanhados com o molho e regar a gosto. Acompanhei com arroz branco e uma salada. Ficou divinal!!! O papá adorou o jantar que nós as duas preparamos para ele, e nós também gostamos muito do nosso jantar a 3, à luz das velas no jardim!!

12 comentários:

  1. Adoro lombo em massa folhada! normalmente recheio o lombo, nem que seja só com queijo...adoro!

    beijinhos

    cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao Paraíso!!
      Essa sugestão parece-me muito bem, a experimentar numa próxima vez.
      Beijinhos ^.^

      Eliminar
  2. Deve ter sido um jantarinho bem bom...É sempre bom fazermos um miminho a quem gostamos!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom quando cozinhamos com tanto amor e carinho para alguém!
      Adoro ter tempo para preparar estas refeições com calma, e depois saborear calmamente..
      Foi um jantar muito bom!
      Beijinhos do Paraíso *.*

      Eliminar
  3. Como eu gosto destes jantares de jardim, com pouca luz e um bom vinho! Claro que agora não podes beber vinho, mas saboreias o momento na mesma.
    Gostei muito da sugestão para uma refeição especial.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rachel, foi uma noite muito agradável e um jantar delicioso.
      Beijinhos *.*

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigado Luísa Alexandra, ficou delicioso de aspecto e de sabor também! :)
      Beijinhos ^.^

      Eliminar
  5. Que orgulhosa me senti ;) Estive à mesa de um jantar tão importante ;))) Parabéns, em primeiro lugar ao futuro papá aniversariante. E obrigada pelas referências tão simpáticas. Da próxima vez que fizer este prato vai ser na tua versão de lombo aos pedaços. Ficou linda!!!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Babette, nós é que agradecemos a partilha desta fantástica receita, foi um prazer ter a tua presença à mesa deste jantar, só ficou a faltar a ementa impressa em papel (adoro esses teus pormenores, falha minha!!) !! O papá agradece os parabéns!! :)
      Beijinhos do Paraíso *_*

      Eliminar
  6. Apesar de já ter deixado comentário no post sobre a Exposição da Escola Náutica, aqui ficam mais uma vez os meus parabéns pela barrigona :)
    Também gosto muito deste prato! Costumo fazer muitas vezes com carne picada, que vai em cru na massa folhada ao forno: não tão sofisticado, mas mais prático ;)

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, obrigado pelo carinho!!
      Essa tua versão com carne picada parece-me muito bem, mas como fazes? tipo rolo de carne envolto em massa folhada? Quero muito essa receita!! :)
      Beijinhos das duas meninas do Paraíso ^.^

      Eliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!