30 de abril de 2015

Creme de cogumelos

Um creme reconfortante e delicioso, ideal para estes dias chuvosos e frios que teimam em ficar. Depois de uma viagem a Lisboa com chuva todo o caminho para lá e para cá, nada como fazer este maravilhoso creme e ficar no sofá enroscada num cobertor a relaxar com a família toda, gatos incluídos (e quase, quase a apetecer ligar a lareira outra vez!).
Aqui fica a receita, bom feriado e bom fim-de-semana.

ingredientes {400 g de cogumelos (podem usar mistura de vários ou apenas uma qualidade, eu usei cogumelos brancos (paris) frescos, 1 alho francês (apenas a parte branca), 1 cebola pequena, 1 batata grande, 100 g de bacon aos cubinhos, 200 ml de natas, azeite, sal e pimenta.

Numa panela coloquei o alho francês, a cebola, o bacon, um fio de azeite e deixe refogar até a cebola e o alho francês ficarem moles. Juntei os cogumelos laminados tapei o tacho e deixar refogar em lume brando por alguns minutos, até os cogumelos estarem também amolecidos. Por fim juntei a batata, deixei refogar só um pouco e acrescentei água quente até cobrir tudo. Temperei com sal e pimenta e deixei cozer por 15 minutos. Reduzi o caldo em puré e levei novamente ao lume brando por mais 5 minutos, retifiquei os temperos e juntei as natas mexendo ocasionalmente com uma vara de arames.
Degustar este delicioso creme ainda a fumegar acompanhado com pão torrado. Uma delícia.

2 comentários:

  1. Gosto muito de creme de cogumelos.
    Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Clara!
      Fica mesmo uma delícia!!
      Beijinhos do Paraíso *-*

      Eliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!