20 de novembro de 2018

Bolo mousse de castanha e chocolate {s/ farinha e açúcar}

Há muito tempo que tinha em casa um lata de pasta de castanha que me foi oferecida, de castanhas portuguesas de Trás-os-Montes! Eu adoro castanhas, e nunca tinha visto pasta de castanha assim pronta a usar, um verdadeiro tesouro que guardei para uma receita especial!
E eis que chegou a inspiração em forma de um bolo mousse, sem farinha nem açúcar, uma delícia!
No dia em que fiz o bolo e o provei achei que o sabor do chocolate se sobrepunha ao da castanha, e fiquei um pouco desiludida… mas no dia a seguir o sabor da castanha abriu completamente, ficou mesmo muito bom! Por isso um conselho, esperem algumas horas (se conseguirem) para saborear esta maravilha!
A pasta de castanha é esta, uma iguaria que dá vontade de comer à colher.
Aqui fica a receita:

ingredientes {5 ovos tamanho M, 500 gr de pasta de castanha, 100 gr de manteiga com sal, 100 gr de chocolate negro, sal qb}

Começar por pré-aquecer o forno a 180 graus.
Separar as gemas das claras, e bater as claras em castelo com uma pitada de sal até ficarem bem firmes.
Derreter o chocolate com a manteiga e adicionar a pasta de castanha aos poucos, mexendo sempre com a batedeira. Depois adicionam-se as gemas até formar um creme.
Por fim adicionar as claras em castelo e envolver delicadamente sem bater.
Colocar numa forma redonda com o fundo amovível, forrada com papel vegetal no fundo, e untada nas laterais com manteiga e polvilhada com farinha.
Levar ao forno entre 30 a 40 minutos, ir vigiando até o centro do bolo ficar firme.
Desligar o forno e deixar o bolo dentro até arrefecer completamente e só depois pode desenformar.

Nota: eu usei uma forma com 26 cm de diâmetro e o bolo fica baixinho e demora menos tempo a cozer. Se usarem uma forma mais pequena com 20 ou 22 cm o bolo fica mais alto, demora mais tempo no forno e normalmente fica sempre mais húmido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!