A Vida no Paraíso: Pavolva de frutos vermelhos com recheio de lemoncurd

25 de agosto de 2019

Pavolva de frutos vermelhos com recheio de lemoncurd


Desde que experimentamos este doce não queremos outra coisa aqui no Paraíso! Esta foi feita para um jantar com a família e todos adoraram! Como não amar, é uma combinação de sabores perfeita para o Verão!
 
Ingredientes para a Pavlova {6 claras de ovos, 250 g de açúcar em pó, 1 pitada de sal; para a decoração usei morangos, framboesas e mirtilos}

Começar por pré-aquecer o forno a 150 graus e forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal, até ficarem bem firmes.
De seguida adicionar aos poucos, sem parar de bater, o açúcar em pó até obter um merengue que deverá ter um aspecto brilhante e formar picos consistentes e cremosos.
Colocar o merengue sobre o papel vegetal de forma a criar um circulo, como se fosse um bolo mas sem a forma. Tentar fazer um buraco no centro puxando o merengue para as extremidades (a minha abateu ao sair do forno, são muito sensíveis!)

Levar ao forno pré-aquecido entre 60 a 90 minutos nunca alterando a temperatura, o merengue deverá ficar dourado e crocante por fora e o interior macio e cremoso.
Desligar o forno e deixar a Pavlova arrefecer completamente dentro do forno com a porta entreaberta, assim evitará que abata.
Quando estiver completamente arrefecida pode decorar se for para servir de imediato ou então poderá decorar apenas no momento de servir.

Ingredientes para o recheio N.º 1 - Creme de Mascarpone com natas {200 ml de natas, 2 colheres de sopa de açúcar, 250 g mascarpone} 

Bater as natas até ficarem firmes, adicionar o açúcar e continuar a bater até incorporar, por fim adicionar o mascarpone e envolver até ficar fofo. Este recheio coloca-sea forrar o fundo da pavlova.

Ingredientes para o recheio N.º 2 - Lemoncurd {5 gemas de ovos, 2 ovos inteiros, 100 g de açúcar, sumo de 2 limões (cerca de 100 ml) raspa de 1 limão (só a parte amarela da casca), 60 g de manteiga fria}
Numa taça de vidro colocar todos os ingredientes á excepção da manteiga que deverá deixar no frigorífico bem gelada e colocar só no fim da receita. Misturar bem todos os ingredientes, e entretanto levar  ao lume um tacho com pouca água no fundo ao lume. Quando a água estiver quente colocar a taça por cima do tacho (sem que a taça toque na água) para que aqueça em banho maria. Mexer sempre, sem parar até engrossar.
Assim que obtiver um creme passar pelo passador para outra taça ainda quente, para retirar todas as impurezas. Logo de seguida juntar a manteiga ainda fria ao creme ainda quente, envolver bem e está pronto.
Deixar arrefecer bem, de preferência no frigorífico e só depois colocar este creme por cima do creme de mascarpone e natas. Por fim decorar com morangos, mirtilos e framboesas ou outras frutas a seu gosto.

Nota: Deve preparar com alguma antecedência dado que a pavlova demora algum tempo a arrefecer, aconselho a fazer de véspera.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!