A Vida no Paraíso: Marmitas: dicas para o regresso ao trabalho e à escola

28 de agosto de 2019

Marmitas: dicas para o regresso ao trabalho e à escola


 Nos dias de hoje, todas as estratégias para se poupar tempo são essenciais! O chamado batch cooking é um método muito útil que consiste em preparar as refeições da semana com antecedência. Numa sessão de batch cooking preparam-se as refeições necessárias para os dias seguintes e congelam-se ou colocam-se no frigorífico para garantir a conservação. Desta forma, estarão prontas para ser consumidas no momento.
O batch cooking é um hábito que possui várias vantagens:
  • Seguir uma dieta saudável e equilibrada: graças ao planeamento prévio do menu semanal;
  • Poupar tempo: cozinhar numa sessão todas as refeições pode fazer com que poupe muitas horas semanais na cozinha;
  • Poupar dinheiro: um menu preparado com antecedência ajuda a comprar apenas o que necessita e reduz o gasto em refeições fora em restaurantes;
  • Minimizar o desperdício de alimentos: comprando e consumindo de forma organizada, evitará que se deteriorem.
E que tal uma refeição por dia para começar?
Hábitos novos podem ser difíceis de implementar, especialmente se parecerem muito ambiciosos. Por isso, é melhor dar um passo de cada vez. Escolha uma refeição que seja conveniente preparar com antecedência. Tem crianças que levam almoço para a escola? Pode começar por preparar estas refeições em modo batch cooking, em vez de estar a cozinhar sempre no dia anterior. Se leva a marmita para o escritório pode também optar por cozinhar estes almoços. 
É importante começar por uma refeição para a qual não tem verdadeiramente tempo. Perceber a utilidade que é tê-la preparada vai aumentar a motivação para continuar com este hábito e não desistir antes de tempo.
Verifique os seus tupperwares
Os recipientes em que guarda as suas refeições são um ponto importante a ter em conta. Veja que tupperwares tem na sua dispensa e avalie em que estado estão. O conselho que damos é que opte por tupperwares de vidro, especialmente se vai aquecer a comida dentro do próprio recipiente (por exemplo, no microondas do seu escritório). 
Planeie os menus com antecedência
Para facilitar a sua sessão de batch cooking é importante que planeie o seu menu semanal. Desta forma, terá mais ou menos controladas as receitas que deve cozinhar e que ingredientes necessita de comprar.
Um menu semanal inteiro pode ser um objectivo ambicioso para principiantes. Pode começar planeando um par de pequenos-almoços ou jantares, que pode cozinhar para comer em dias alternados. 
Quando dominar a arte do batch cooking para uma comida por dia (por exemplo, os almoços das crianças), pode aumentar o menu semanal incorporando os almoços que necessite de preparar com antecedência. 
É de extrema importância que tenha em conta os nutrientes e a pirâmide dos alimentos quando está a preparar as suas refeições. Não esquecer os hidratos, legumes, proteínas e restantes componentes nas doses certas. 
Pode, por exemplo, comer duas vezes a mesma refeição durante a semana (ou mudá-la ligeiramente) e poupará imenso tempo se a cozinhar numa só vez, ao contrário de estar a fazê-la de raiz duas vezes. Pode também cozinhar o mesmo hidrato em maiores quantidades, como o arroz ou batata, e colocá-lo em mais do que uma refeição diferente.
Inove as suas receitas
Por último, mas não menos importante, aprenda a cozinhar o que gosta. De que serve saber cozinhar se não desfruta o que prepara? Saiba como cozinhar as suas receitas favoritas mas opte também por experimentar novos ingredientes ou até mais exóticos para dar novos sabores às suas refeições.
No final do dia, a intenção do batch cooking é ajudar a organizar as suas refeições para que poupe tempo durante a semana e que possa comer de forma saudável sem ter de dar muitas voltas ao assunto. O mais importante é poder utilizar este método tão útil de forma que se ajuste às suas necessidades e torne a sua vida mais fácil.

Sugestões de receitas para a marmita
Para começar algo simples mas que agrada a todos miúdos e graúdos, uns Scones Salgados com Bacon e Chouriço, simplesmente deliciosos quentes ou frios, pode adicionar outros ingredientes ou substituir por outros do seu agrado. E uma Quiche de Brócolos perfeita para reconfortar as barrigas mais famintas. Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!