A Vida no Paraíso: Tarte de amêndoa conventual

22 de abril de 2021

Tarte de amêndoa conventual

Para compensar a ausência dos últimos meses trago esta tarte maravilhosa que é uma verdadeira tentação! Um típico doce conventual com meio quilo de açúcar (sim leram bem) com muitas gemas, ovos e a deliciosa amêndoa, é um pedaço de céu que se desfaz na boca.

ingredientes: 6 gemas, 3 ovos inteiros, 150 g de amêndoa moída (farinha de amêndoa) 500 g de açúcar, 200 ml de água, massa folhada redonda (usei de compra), açúcar em pó qb;

Pré-aquecer o forno nos 200 graus.

Levar a água e o açúcar ao lume num tacho até atingir um ponto de fio ligeiro (cerca de 7 minutos após ferver), retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
Entretanto passar os ovos e gemas por um coador de malha fina para um recipiente, juntar a amêndoa moída e mexer. A esta mistura adicionar a calda de açúcar já morna muito lentamente, em fio, mexendo sempre sem parar.
Forrar uma forma de tarte com a massa folhada, colocar a mistura já preparada dentro e por fim polvilhar generosamente com uma camada de açúcar em pó.
Levar ao forno cerca de 30 minutos até ficar com um aspeto dourado e um capa dura e crocante d mistura do açúcar com a amêndoa.
Deixar arrefecer bem antes de desenformar e servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!