5 de dezembro de 2010

Folhados ultra-rápidos e deliciosos

Após ter visto esta delícia no blog da argas quis de imediato experimentar! Tinha massa folhada no congelador, e um jantar em casa com amigos foi a deixa perfeita para experimentar .
Não fiz a cobertura usada na receita da argas, que é uma especie de glacé, pois nao tinha açúcar em pó suficiente para os dois folhados. Optei por fazer uma cobertura de chocolate (yumii) e outra só com açúcar em pó e canela, ficaram ambas deliciosas! Mas brevemente tenho de experimentar com a cobertura em glacé que adoooro!

Aqui fica a receita completa:
Creme de Pasteleiro
0,5 l de Leite, 4 ovos, 125 g. de açúcar, 55 g. de Maizena (o ideal é 40 gr. de Maizena e 15 gr. de farinha Custard).
Num tacho colocar todos os ingredientes e misturar tudo muito bem até as farinhas estarem desfeitas no leite.
Levar este preparado ao lume e mexer sempre com uma vara de arames para não ganhar grumos até ficar bem espesso. Deixar arrefecer e guardar no frigorífico até ao momento de servir.

Cobertura Glacé (fazer só no fim)
1 clara de ovo
200 g. de açúcar em pó
1 colher de sopa de sumo de limão
Misturar a clara de ovo com o açúcar peneirado, adicionando no fim a colher de sopa de sumo de limão. Não deve ficar nem muito espesso nem muito líquido. Deve ser utilizado de imediato.

Folhado (Preparação):
Dividir uma placa de massa folhada em duas partes iguais, furar com um garfo e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC. Quando estiver bem folhada retire do forno e cubra uma das placas com o Creme Pasteleiro. Por cima do creme coloque a outra placa de massa folhada.
Espalhar a cobertura de glacé por cima da placa de massa folhada.
Derreter um pouco de chocolate no microondas, e com um biquinho fazer riscos afastados a distâncias iguais e com um palito passar pelas riscas para fazer os desenhos (limpar o palito entre cada utilização).

6 comentários:

  1. Ficaram lindos, ainda bem que gostaste! Agora tens mesmo de fazer novamente com o glacé :)

    ResponderEliminar
  2. Olé! Estou a ver que a cozinha do paraíso tem andado muito animada ;-) As bolachinhas do outro post ficaram muito apetitosas. O recheio é compota ou rebuçado?

    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  3. Olá Argas,
    tenho mesmo de experimentar eu adoro glacé! :)
    Beijinhos.

    Olá Teresa!
    O recheio das bolachinhas foi feito com geleia caseira, uma delícia feita por uma senhora muito simpática que todos os anos nos oferece um frasquinho delicioso! Ficaram absolutamente divinais!!
    Beijinhos.

    Olá São,
    São simples de fazer e deliciosos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Que bolo tão delicioso!
    Para mim pode ser com a cobertura de chocolate :-)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. DEve ter ficado uma delícia. Hummmm, até sinto o gosto. Como eu adoro folhados. Para mim pode ser com compota e açúcar em pó, se faz o favor :D

    Beijos

    ResponderEliminar

Muito obrigada pela visita ao Paraíso, retribuirei assim que puder.

Até breve!